A Bruxa


Nestes tempos de terror punk rock, a bruxa é um terror quarteto de cordas. Nada é exageradamente explícito no filme. Mais do que isso, ele vai lento e climático construindo a atmosfera densa e religiosa e profana que ele constrói.
Não é que nao tenha sangue, não é que nao tenham cenas fortes mas, perto da enxurrada gore que os filmes de terror precisam ter hoje em dia pra manter sua plateia longe do whats, este filme aqui apostou muito mais no clima do que na tempestade. Tanto é que a cena final foi bem criticada por alguns, por quebrar esta atmosfera de bergman-cronenberg q o filme impoe nos restantes 90% dele. Eu discordo, eu nao mudaria nada. Depois que ele acaba, se você pensar, ele vai se desenvolvendo, desde o começo, num crescendo de afirmação daquilo que ele quer nos dizer. A cena final só sublinha tudo assim como a moral da história conclui os contos de fadas.
Se eu tivesse estofo para tal, escreveria uma tese psicologica fundamentada em Freud e Jung ao mesmo tempo. Sim, sim eu sei que eles divergiram, mas, foda-se, seria eu mesmo que iria escrever esta tese.
Como eu disse antes, o filme nao deixa dúvidas sobre os acontecimentos, assim como as historias clássicas de bruxas também nao deixam. Apesar disso, pelo seu simbolismo, por ter sido baseado em lendas e relatos escritos da época em que se passa o filme, inclusive o diretor teve as manha de usar em varias partes do filme, os dialogos originais transcritos de documentos de época (século XVII). Entao, apesar disso, de sua concretude enquanto historia de bruxa, ele também pode ser visto e analisado psicologicamente. A menina que deixa de ser criança e ingressa na puberdade. A sexualidade feminina florescendo. E por ai vai, ou melhor, alguem q vá se ja nao foi, pq eu nao tenho competencia para tal. Cybelli Morello Labate que tal?
Belo filme climatico de terror que sabe usar muito bem usado todos os arquetipos de historias de bruxa e de deus e o diabo na terra do frio. Apesar de tudo que eu falei aqui, seria bom que vc, ao assistir, nao esperasse muito do filme e só chegasse a conclusao que ele é um filme muito bom quando ele terminasse. A expectativa, num filme lento e climático, pode ser a ruína deste próprio clima denso que se forma sutilmente durante todo ele. Então, neste momento, desleia este texto e vai la ver. Depois vcs me contam.

ps. para vc que nao gosta de filme de terror mas gosta de um drama psicologico, tente esse. É só você achar que tudo que acontece no filme é psicologico.
ps. 2 vcs vao conhecer a lebre mais meda do cinema depois do frank o coelho do donnie darko

One Reply to “A Bruxa”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *