Sementes Podres

O que dizer de um filme francês que é bom pq é francês e tem falhas também pelos mesmos motivos?
Catherine Deneuve, diva como sempre e como todas as divas, sabem mais divar do que interpretar. Problema que se agrava ainda mais com um tanto de botox que se aplica para se permanecer lynda, loyra e indo pra Paris. Ela faz a mulher trambiqueira que adota um refugiado orfão que literalmente comeu o pão que o devil smashed e agora vive de dar pequenos golpes junto com a mãe ou sozinho. Por voltas que só a mente de um roteirista meia boca ( Kheiron, o proprio ator principal) imagina, eles vão parar numa ong q ajuda adolescentes revolts a continuar a frequentar a escola e o trambiqueiro vira o jack da escola do rock ensinando e aprendendo com os adolas.
Do jeito sardônico que eu escrevi estas primeiras linhas pode até parecer q o filme é ruim. Mas não é. É um filme legal e bem gostoso de assistir. Mas tem defeitos (e virtudes).
O primeiro dele é que o ator/diretor/roteirista deixou muita coisa na mão dele e não deu conta de segurar. Tem hora que ele esquece que um filme precisa funcionar o tempo todo e não só quando o astro diretor ator comediante está em cena. Por conta disso, o roteiro não se preocupa em tornar crível como as coisas aconteceram pra chegar no ponto em que chegaram. As coisas só acontecem pq ela estão no roteiro pra chegar na situação em que o filme se desenrolará e se nao acontecessem nao teriamos o filme que estamos vendo. Sabe igual aquelas piadas que a gente tem que começar contando o contexto para que se torne justificavel pq o personagem da piada está agindo de determinada maneira na piada que vc está contando? Então, isso funciona em piadas. Porém, em filmes, acho bem questionável.
Segundo, tem a Catherine que é uma deusa, mas, cá entre nós, é tipo uma susana vieira da frança né? Não trabalha lá muito bem né? FIcava bem nos filmes do Bunuel, onde só precisava fazer aquela cara de loira gelada fruto do id onírico do cineasta. Aqui neste filme ela não convence. Tenho certeza que o diretor/ator só colocou ela pra fazer aquela cena que ele massageia os pés dela e colocar no currriculo dele q ja fez isso.
Terceiro, Kheiron se acha e faz o filme desta forma. E quase cai, talvez no futuro ainda caia se nao tomar cuidado, na armadilha que o mala do Roberto Begnini criou para si proprio tornando-se um chato egocêntrico banido para o ostracismo do infinito e além.
Mas, então, pq este filme é bom? Pq ele é francês. E apesar de ser uma comédia leve, ela não é uma comedia leve, tem drama, tem morte, tem pedofilia e igreja, tem corrupção policial e trafico de drogas. E, mesmo parecendo que acabou o estoque de rolo de filme e por isso precisou resumir e e terminar o filme, o final, com um pedaço em forma de clipe-resolução da história, é bem legal.
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