Fome de Poder

Filme sobre a história do império Mcdonald’s. Muito interessante saber a história de como o colosso da comida fast food se formou. Tenho que confessar, se tivesse assistindo mais cedo, teria parado para buscar um cheeseburguer antes de continuar, fiquei morrendo de vontade de comer um.
É um filme americano sobre um negócio tipicamente americano feito por americanos no espírito americano. O filme é bom, Michael Keaton está ótimo como o empreendedor, aquele que faz um negócio local se transformar num império.
Eu, particularmente, nao sabia da história dos irmãos mcdonald’s e de como tudo aconteceu. Então, para mim foi muito surpreendente. Espero que vcs não saibam também para sofrerem o mesmo impacto que eu sofri.
É incrivel a capacidade e o pragmatismo e a autoestima do povo norte americano para ser e vender esta imagem de empreendorismo a todo custo, incluindo passar por cima dos outros para chegar onde se quer chegar. Você vê isso na base de vários filmes e séries norte americanos. Na famosa série The Good Wife o que todos os personagens fazem para garantir o sucesso comercial de cada um deles, inclusive a boa personagem principal, é meio nojento e revoltante para quem nao se identifica com este american way of life.
Neste filme, o sucesso a qualquer custo, rato comendo rato nos negócios, segundo a fala de um dos personagens. O self made man, aquele q se faz por si mesmo, a famosa meritocracia fica bem evidente como espelho de uma sociedade que, agora, tenta abrir franquias por aqui, também.
Franquias de empreendedorismo, mesmo que tanto lá, nos states, como aqui nas terras brasileiras, seja necessário esconder os milhões de fracassados que ficaram pelo caminho nesta corrida capitalista que no cinema e nas propagandas parece ser feita só de vencedores.
Assistam ao filme sem preconceito, mesmo que você seja contra fast food, consumo de carne. Não é sobre isso que o filme se trata. É sobre o estilo de vida de um povo que nós insistimos em importar, mesmo que sejamos outro povo e talvez com outros quereres.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *