A Estrada Nunca Percorrida

Você sabia que a produção de cinema da Nigéria só fica atrás de Hollywood e Bollywood? Ou seja, é a terceira maior produção de filmes do mundo e é chamada de Nollywood e, ao mesmo tempo, toda dedicada ao aluguel e venda em dvd e videos através das mais de 15 mil locadoras que existem no país. Believe or not.
Na verdade, eu também não sabia nada disso, fui dar uma gugada para saber mais pq fiquei curioso em entender este cinema que nao tem nada de diferente mas, ao mesmo tempo, tem, já que cada lugar tem suas particularidades e, mesmo sobre esta intensa globalizacao que vivemos, elas aparecem na maneira de contar a historia, nos cenarios, nos valores e tudo mais.
Se eu disser que eu acho o máximo o cinema nigeriano, vou tá fazendo o estilo intelectual burguês de esquerda que acha MC Guime melhor que Caetano Veloso.
Assisti, por enquanto, dois filmes nigerianos. O primeiro é uma bosta tão tecnicamente amadora e ridícula q até tem o seu charme se vc gosta de trash movies involuntários. O segundo que vi foi este aqui da Estrada. E este aqui, tecnicamente é bem superior, existem angulos de camera diferentes, cortes e edição, trilha sonora consistente e tudo mais. Mas, mesmo assim, o filme sempre parece o tempo todo com um video de english lesson de algum curso de inglês que vc ta fazendo e que depois q vc acabar de assistir vai ter q responder algumas perguntas do tipo Where’s Mr. Pepper?
Os atores interpretam em inglês e vc percebe que eles sao pessoas interpretando personagens que estão sentindo/falando o que voce esta assistindo. Sim, é um defeito, mas também pode ter seu charme.
Este filme é a história de um casal com uma filha de uns sete anos que se separou. O ex marido está vindo pra casa para que o casal viaje juntos pra uma cidade perto e, no meio desta viagem, vai acontecer a conversa, a DR, a lavação de roupa suja entre os dois.
Tenho que confessar duas coisas para vcs. Primeiro, eu tava vendo este filmes faz uns dois meses já, vi misserie-style, ou seja, vi em cinco/seis vezes sem acrescimo. Não dava muito conta daquelas DR in english the book is on the table e dormia ou ia ver outra coisa. Segundo, e mais surpreendente, é q apesar de tudo que disse antes aqui, eu gostei do filme.
O interessante é que quando acaba, vc ressignifica o título e ele fica mais legal ainda.
Ah sim, a decoração das casas classe média e de gente ryca nigeriana é um caso a parte, uma mistura de clínica odontológica de conjunto comercial com cortina de escritório de contabilidade de centro da cidade e sofás de magazine luiza. Tudo com muitos detalhes metalizados. Deve ter quem goste tb fora da Nigéria.
Ah sim, dois, assista até o final pq tem plot twist, aliás, mais de um, tem dois.
#cleidonetflix #cndrama #AEstradaNuncaPercorrida

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *