Árvore de Sangue

Lúcia e o Sexo é um dos filmes mais lindos, intensos, complexos e intrigantes que já vi na minha vida. O roteiro dele tem até a ousadia de conceber um buraco de minhoca conceitual que altera o tempo/espaço da própria história do filme.
Sim, mas pq estou falando de Lucia e o sexo se este é a Árvore de Sangue? Pq ambos sao do mesmo diretor espanhol. O que já dá para considerar uma olhada com atenção.
Verdade tb seja dita, este filme aqui da árvore não chega nem nos joelhos da Lucia. Mas, em se tratando do tanto que a Lucia é maravilhosa, não chegar nem nos joelhos dela nao quer dizer que ele nao passa dos ombros da maior parte dos outros filmes que existem por ai.
A história, como em todos os filmes que eu vi deste diretor. Sim, sim, quando via Lucia fiquei tão louco com o filme que fui atrás (numa época de locadoras de dvds) de tudo quanté filme dele que existia por ai. E, em todos, sempre tem uma historia complexa, não linear, cheia de subtramas que parecem que estao em realidades paralelas e/ou perpendiculares, pois se cruzam de vez em quando. Não se assuste, e principalmente, nao desanime se vc nao estiver entendendo nada até a metade do filme. É assim mesmo. Uma hora lá, quase tudo fará sentido. Sempre ficam umas pontas que vc fica tentando encaixar e nem sempre consegue. Quero crer q ele faz de propósito mesmo. É como se a história, ao dar uma volta completa no círculo, nunca voltasse ao ponto de partida original pq este ponto se modificou durante o desenrolar da própria história.
Um jovem casal resolve ir para uma casa para escrever/ terminar de escrever um livro que estao fazendo juntos. Este livro conta a historia das duas familias, a dele e a dela. Estes são os universos que existirão e co-habitarão o filme e formarão a historia que vc assistirá.
O filme é espanhol, o diretor é espanhol. Tem uma hora lá que vc vai ver um cartaz do Volver, se nao me engano, do Almodovar, na parede de um quarto. Isso não tá lá por acaso. O Pedro é uma referência pro diretor deste filme, assim como Bunuel deve ter sido uma pro Pedro também. Sào histórias q não chegam a ser um realismo fantástico. Eu chamaria de Realismo Quântico. Um realismo não linear onde causa e efeito não necessariamente aparecem nesta ordem.
Ah, sim. Prestem atenção no mocinho motorista. Nunca vi uma pessoa parecer tanto um grego de ânfora grega do período arcaico. Ele consegue ficar de perfil mas permanecer com os olhos vistos de frente, igual os desenhos ainda encontrados neste periodo da arte antiga grega.
Ah, sim II. Se vc nao viu, dê um jeito urgente de ver Lucia e o Sexo para corrigir esta falha gravíssima em sua vida. Aproveita o carnaval e baixa ele. Depois vc me conta.
#cleidonetflix #cndrama #ArvoredeSangue
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *