A Vida e a Arte de Stanislav Szukalski

Interessante documentario sobre escultor polonês meio q surrealista redescoberto nos anos 1980 por uma turma de jovens nerds norte-americanos que gravaram horas de entrevista com ele e que agora são usadas neste doc.
O cara era um falastrão ego exacerbado com uma vida muito louca e conturbada. Flertou gostoso com o preconceito racial e a superioridade ariana. Criou uma teoria rebuscada e complexa sobre a origem dos seres humanos, a atlantida e alienigenas e a ilha da pascoa (ihh acho q to inventando esta parte da ilha da pascoa, mas como sempre tem ilha da pascoa em teorias et-terrestres desde erik dos deuses astronautas, pode ser verdade isso que eu disse aqui). Além de tudo, escrevia numa lingua q ele inventou.
A maior parte de sua producao artistica se perdeu num bombardeio/incendio em varsóvia na época da segunda guerra (ou teria sido antes?). O velhinho fala e viaja pra caralho nos depoimentos dele em video. Ele gosta da câmera, ele interage com ela, e tem dominio sobre ela. Fala da genialidade de sua arte, desce o cacete em Picasso, Matisse e comparsas modernistas. Cá em nós, sua vida junto com sua arte é bem legal, ma sua arte sozinha não chega nem aos pés, tanto em grandeza como em importância artística, dos artistas que ele critica e cham de lixo. Mas isso nao tem muita importância, suas obras sao legais, interessantes e tem aquela coisa dos outsiders de serem fora da casinha da historia da arte (pensa num escultor de monumentos publicos e estatuas de personagens historicos que resolve fazer suas encomendas sob efeito de lsd. ë mais ou menos isso que as obras dele parecem). Sei não se o suiço Ginger nao bebeu nesta fonte aí pra fazer as esculturas dele, hein?
Belo doc que precisa ser visto. mesmo a arte dele sendo 1/4 do que ele achava que foi, ainda assim, o cara era uma figura e fazia uma arte dele, com personalidade e ímpar (mesmo sendo uma arte tradicional e esteticamente conservadora)
#cleidonetflix #cndoc #AVidaeaArtedeStanislavSzukalski

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *