Extinction – Apocalipse


Filme espanhol disfarçado e com atores norte-americanos. Uma mistura de Walking Dead com A Última Esperança da Terra. Filme muito bom e que me surpreendeu pela história, pela maneira como esta história é contada e pelo clima de tensão e suspense muito maior do que a sangueira sempre associada a filmes de zumbis. Na verdade, é um filme de pós-zumbi. Eu acho legal que a mitologia de zumbis e apocalipse em gelo já está tao estabelecida que ninguem nem explica mais nada. Este filme já começa no grau e depois acalma para discutir outras coisas.
Um casal, um amigo e mais a bebê do casal escapam de um onibus cercado por seres zumbisticos. Nove anos depois, os amigos sao vizinhos, a bebe virou uma menina e os dois amigos agora se odeiam. Mais eu nao conto. Ou melhor, para tecer alguns comentários, vou precisar contar mais lá no final desta resenha, mas daí aviso q vai ter spoilers e quem quiser para de ler.
O filme é um primor em tensao e clima. Evita até onde pode os sustos fáceis e consegue até inserir, com toda justificativa do mundo, um rock pesado numa cena de luta entre humanos e criaturas. Reparem em duas cenas memoráveis. Em uma delas forma uma pequena onda na agua acumulada no porao da casa. E na outra, onde varias pessoas lutam contra as criaturas em varios comodos diferentes da casa, a camera passeia entre as divisões dos comodos mostrando todas as lutas ao mesmo tempo, sem cortes.
Este filme é um pequena pérola daquelas que eu gosto de achar aqui neste mar de movies. Eu o teria considerado uma pequena obra prima perdida se o diretor/roteirista tivesse tido mais culhões para levar a historia para onde ela deveria (no meu ponto de vista, só lembrando) ter sido levada.
Para explicar meu ponto de vista precisarei dar alguns spoilers, então:
ATENÇÃO! NOS PARÁGRAFOS SEGUINTES VOU CONTAR PRATICAMENTE O FINAL DO FILME, SE VC NAO GOSTA DE SPOILERS (COMO EU) PARE A LEITURA AQUI E LEIA SÓ DEPOIS DE TER VISTO O FILME.
>
>
>
>
>
In my opinion, este filme perdeu a chance de ter sido bem provocador e diferente dos outros filmes da mitologia zumbi pq o diretor foi cagão e resolveu nao arriscar. O final dele caga bastante pq traz a historia pro tradicional básico de filmes do tipo.
Pode ser que eu seja uma pessoa perturbada da cabeça mas é obvio que rola um clima de casal/familia entre os dois amigos e a filha de um/dois deles. Este clima nem precisa ser homoafetivo, mas é um clima de familia que existe entre os tres. A historia, para nao ficar muito bandeira, praticamente joga uma personagem feminina grávida no meio dos três para resolver este embroglio em que ela mesma havia se colocado. Ou seja, dois homens e uma filha dos dois que se odeiam, sqn. Como resolver isso se eu sou cagão e a industria cultural ainda nao dá conta? Surge o deus ex machina q aparece para formar um casal com um dos homens, dar um irmao pra menina e ser a mae dela ainda. Mais do que isso, o outro homem do casal, precisa se sacrificar e morrer pela familia alternativa para que a familia tradicional (homem+mulher+filhos) ressurja e encontre a civilização que sobrou da civilização.
Excelente filme, mas que perdeu a chance de ser um divisor de aguas nas historias de zumbi e apocalipse. Que pena.
Bonus track: o mocinho barbudo é o carinha do lost

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *