Menashe


Filme que se passa na comunidade de judeus hassídicos em NYC. Menashe perdeu a esposa faz um ano e tem um filho de 9-10 anos. Se ele não arrumar outra esposa vai acabar perdendo o filho pq não é capaz de cuidar dele segundo os costumes de seu povo.
Cá entre nós, Menashe é meio desorganizado e enrolado, mas é boa gente. Seu relacionamento com o filho é legal também.
É isso que eu adoro no netflix, esta possibilidade de saber de culturas muito diferentes da minha, através de filmes, mas que chegam num ponto, o dos relacionamentos, em que ficamos todos semelhantes pq temos em comum a humanidade.
Este filme não é um filme fácil, é um filme leve, mas é como se ele fosse um recorte da vida dos personagens durante um período de tempo apenas, deixando claro que estes personagens tiveram uma vida antes, e vão ter uma vida depois que o filme acaba, mesmo que vc não tenha certeza absoluta do que vai acontecer com eles. Aliás, igual a gente nas nossas vidas não é mesmo?
O filme é falado em ídiche. Isso é outra coisa que eu faço, se o filme é espanhol, coloco em espanhol, idem pra coreano, japonês, etc. Acho lindo perceber as interpretações e maneiras de se interpretar em cada filme de cada canto do mundo. Mas voltando ao filme, ele é falado em ídiche, o que causa mais um estranhamento ainda. Por conta disso, fica linda a cena em que Menashe conversa em inglês com os colegas de trabalho hispânicos. É o momento mais íntimo e que sabemos mais sobre ele. É o momento em que ele vai além da casca de igual de todos os hassídicos de roupa igual, chapeu igual, cabelo e barba iguais. E é o momento em que nos identificamos com ele, com sua dor humana contada na lingua usada para se comunicar mundialmente.
Nota +8,5
#cleidonetflix #netflix #cleidologoexisto #cndrama#menashe Netflix Netflix Brasil

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *